Tempo virou

Ventania faz guarda-sol cair em meio a banhistas no Leme; vídeo

Ventos já chegam a velocidade superior a 60 quilômetros por hora

Essa ventania é uma consequência direta da aproximação de uma frente fria
Essa ventania é uma consequência direta da aproximação de uma frente fria |  Foto: Reprodução
 

Uma forte ventania tomou conta de diversos pontos do Rio de Janeiro nesta tarde de sábado (12). Na praia do Leme, na Zona Sul carioca, banhistas registraram o momento em que um guarda-sol desprendeu e voo acertando quem estava na areia. 

Ventos com velocidade superior a 60 quilômetros por hora foram registrados em diversos locais. Na estação meteorológica da Marambaia, localizada na Zona Oeste, os ventos atingiram a marca de 76 km/h, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na Zona Norte, no Aeródromo da Base Aérea de Santa Cruz, também foram registrados ventos fortes, alcançando até 72 km/h.

Essa ventania é uma consequência direta da aproximação de uma frente fria, a qual trará condições climáticas instáveis nos próximos dias. De acordo com o serviço de monitoramento climático Alerta Rio, é previsto que ocorram rajadas de vento moderado a forte, além de pancadas rápidas de chuva de intensidade moderada, especialmente a partir da noite.

Por motivos de segurança, as autoridades municipais do Rio recomendam que a população evite praticar esportes ao ar livre durante essa ventania. Além disso, é aconselhado não permanecer sob árvores ou estruturas metálicas e manter distância de cabos elétricos, andaimes e escadas.

Niterói

Quem estava curtindo a praia de Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, precisou 'se desdobrar' para segurar o guarda-sol. A ventania também atingiu outros pontos da cidade.

  

A Defesa Civil de Niterói informou que a passagem de uma frente fria provocará ventos moderados, com rajadas de forte intensidade na cidade entre a noite deste sábado (12) e a manhã de domingo (13). Por conta disto o órgão entrou  em estágio de atenção. 

Em casos de emergência, eles orientam ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).

< Vídeo: Torre Eiffel é temporariamente fechada após ameaça de bomba Atleta niteroiense busca por patrocínio para disputar campeonatos <